1. Leia o texto a seguir para responder às questões.
O que é (e o que não é) sustentabilidade
Embora em voga, o conceito de sustentabilidade
ainda é pouco compreendido tanto por quem fala sobre ele quanto por quem o
ouve.
Nos últimos
anos, intensificou-se a discussão a respeito do aquecimento global e do
esgotamento dos recursos naturais. São preocupações legítimas e
inquestionáveis, mas que geraram distorção no significado de sustentabilidade,
restringindo-o às questões ambientais.
Não é só
isso. A sustentabilidade está diretamente associada aos processos que podem se
manter e melhorar ao longo do tempo. A insustentabilidade comanda processos que
se esgotam. E isso depende não apenas das questões ambientais. São igualmente
fundamentais os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais.
A
sustentabilidade e a insustentabilidade se tornam claras quando traduzidas em
situações práticas.
Esgotar
recursos naturais não é sustentável. Reciclar e evitar desperdícios é
sustentável.
Corrupção é
insustentável. Ética é sustentável. Violência é insustentável. Paz é
sustentável.
Desigualdade
é insustentável. Justiça social é sustentável. Baixos indicadores educacionais
são insustentáveis. Educação de qualidade para todos é sustentável.
Ditadura e
autoritarismo são insustentáveis. Democracia é sustentável. Trabalho escravo e
desemprego são insustentáveis. Trabalho decente para todos é sustentável.
Poluição é
insustentável. Ar e águas limpos são sustentáveis. Encher as cidades de carros
é insustentável. Transporte coletivo e de bicicletas é sustentável. Solidariedade
é sustentável. Individualismo é insustentável.
Cidade
comandada pela especulação imobiliária é insustentável. Cidade planejada para
que cada habitante tenha moradia digna, trabalho, serviços e equipamentos
públicos por perto é sustentável.
Sociedade que
maltrata crianças, idosos e deficientes não é sustentável. Sociedade que cuida
de todos é sustentável.
Dados
científicos mostram que o atual modelo de desenvolvimento é insustentável e
ameaça a sobrevivência inclusive da espécie humana.
Provas não
faltam. Destruímos quase a metade das grandes florestas do planeta, que são os
pulmões do mundo.[...] Cerca de 50 mil espécies de plantas e animais
desaparecem todos os anos e, em sua maior parte, em decorrência de atividades
humanas. [...]
Esse cenário
pouco animador mostra a necessidade de um modelo de desenvolvimento
sustentável. Cabe a nós torná-lo possível.
ODED GRAJEW, 68, empresário, é
coordenador da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo e presidente
emérito do Instituto Ethos. É idealizador do Fórum Social Mundial
Glossário
Em
voga:
na moda, em posição de destaque.
a) Qual o assunto do texto?
Sustentabilidade
b) Qual a ideia principal do texto de Oded Grajew?
( ) Poucas pessoas sabem realmente o que significa
sustentabilidade.
( X ) O atual modelo de desenvolvimento é
insustentável e ameaça a sobrevivência inclusive da espécie humana.
( ) Cabe à sociedade mudar a situação descrita no
texto.
c) Identifique as situações apresentadas em sustentáveis
(S) ou insustentáveis (I), segundo o texto de Oded Grajew.
( I ) Poluição
( S ) Reciclar e evitar desperdícios
( I ) Violência
( S ) Justiça social
( S ) Educação de qualidade para todos
( S ) Transporte coletivo e de bicicletas
( S ) Moradia digna
( I ) Maltratar crianças
( S ) Ar e águas limpos
2. Leia o texto a seguir para responder ao que se pede.
De
olho no meio ambiente
Pesquisa
mostra que os brasileiros estão mais ligados em temas ambientais
Em tempo de Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre
o Desenvolvimento Sustentável, é importante pensar sobre o meio ambiente. Você
se importa com ele? Faz alguma coisa para tornar o planeta um lugar melhor para
viver? Essas são algumas das perguntas que uma pesquisa divulgada em maio pelo
Ibope em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) tenta
responder.
Esse estudo mostra que a população brasileira está mais
preocupada com as questões ambientais. De acordo com os resultados, 94% das
pessoas estão mais atentas ao tema. Esse número aumentou 14% do ano passado
para cá.
O brasileiro está mais preocupado com o
meio ambiente, mas nem metade da população tem acesso à coleta seletiva de lixo.
A pesquisa foi feita com 2002 pessoas de 141 cidades. Você sabe o que mais
incomoda essas pessoas? O desmatamento está no topo da lista, com 53% dos
votos, e, logo depois, vem a poluição da água, com 44%.
Outros pontos importantes quando o assunto é meio ambiente são
a reciclagem e a coleta seletiva de lixo. A reciclagem foi considerada muito
importante por 67% dos entrevistados. Apesar disso, nem metade das pessoas tem
acesso à coleta seletiva.
Agora, será que as pessoas estão fazendo a sua parte para
preservar o meio ambiente? Só 18% responderam que sim. As atividades mais
citadas por elas foram a economia de energia elétrica e a redução no
desperdício de água.
O gerente de meio ambiente e sustentabilidade da CNI, Shelley
Carneiro, acredita que o maior desafio do país seja atingir o desenvolvimento
sustentável. “Isso só poderá acontecer com educação e informação
disponíveis a todos e um empenho nacional em fazer do país um lugar melhor para
viver”, completa. E você, já está fazendo a sua parte?
Fernanda
Braune, estagiária da CH on-line
Disponível em:
<http://chc.cienciahoje.uol.com.br/de-olho-no-meio-ambiente/>.
Acesso em: 12 maio
2013.
a) Sobre o que é essa notícia?
Sobre uma pesquisa divulgada em maio pelo Ibope em parceria com a
Confederação Nacional da Indústria a respeito do que pensam os brasileiros
quando o assunto é desenvolvimento sustentável.
b) Qual é o título da notícia?
O brasileiro está mais preocupado com o
meio ambiente, mas nem metade da população tem acesso à coleta seletiva de lixo.
A pesquisa foi feita com 2002 pessoas de 141 cidades. Você sabe o que mais
incomoda essas pessoas? O desmatamento está no topo da lista, com 53% dos
votos, e, logo depois, vem a poluição da água, com 44%.
Outros pontos importantes quando o assunto é meio ambiente são
a reciclagem e a coleta seletiva de lixo. A reciclagem foi considerada muito
importante por 67% dos entrevistados. Apesar disso, nem metade das pessoas tem
acesso à coleta seletiva.
Agora, será que as pessoas estão fazendo a sua parte para
preservar o meio ambiente? Só 18% responderam que sim. As atividades mais
citadas por elas foram a economia de energia elétrica e a redução no
desperdício de água.
O gerente de meio ambiente e sustentabilidade da CNI, Shelley
Carneiro, acredita que o maior desafio do país seja atingir o desenvolvimento
sustentável. “Isso só poderá acontecer com educação e informação
disponíveis a todos e um empenho nacional em fazer do país um lugar melhor para
viver”, completa. E você, já está fazendo a sua parte?
Fernanda
Braune, estagiária da CH on-line
Disponível em:
<http://chc.cienciahoje.uol.com.br/de-olho-no-meio-ambiente/>.
Acesso em: 12 maio
2013.
a) Sobre o que é essa notícia?
Sobre uma pesquisa divulgada em maio pelo Ibope em parceria com a
Confederação Nacional da Indústria a respeito do que pensam os brasileiros
quando o assunto é desenvolvimento sustentável.
b) Qual é o título da notícia?
Pesquisa mostra
que os brasileiros estão mais ligados em temas ambientais
Pesquisa mostra
que os brasileiros estão mais ligados em temas ambientais
3. Copie do texto três
palavras acentuadas segundo a regra das oxítonas e três palavras acentuadas segundo a regra das paroxítonas.
oxítona
|
paroxítona
|
você
|
sustentável
|
está
|
desperdício
|
poderá
|
água
|
4. Há vários números presentes na notícia. Escreva-os por
extenso.
a) Esse número aumentou 14%.
Quatorze
b) A reciclagem foi considerada muito importante por 67%
dos entrevistados.
Sessenta e sete
5. Qual o numeral ordinal referente a
a) 18? ____________________décimo
oitavo____________________
b) 43? ____________________quadragésimo
terceiro____________________
c) 20? ____________________vigésimo____________________
6. Observe que o texto termina com uma pergunta: “E você,
já está fazendo a sua parte?
a) O pronome de tratamento utilizado é próprio da
linguagem
( ) formal.
( X ) informal.
b) A quem esse pronome de tratamento se refere?
Ao leitor
c) Qual o público-alvo dessa notícia?
Crianças
d)
Em um parágrafo, responda à pergunta feita no texto e justifique sua resposta.
7.
Leia com atenção o texto reproduzido a seguir.
Disponível em: <http://www.not1.xpg.com.br/greenpeace-o-que-e-conheca-a-ong-e-seu-trabalho-no-mundo/>.
Acesso em: 12 maio 2013.
a) De que gênero textual se trata?
Propaganda
b) Com que intenção esse texto foi publicado?
Para sensibilizar o leitor quanto à importância de preservar a
natureza.
c) O texto é formado por
( ) substantivos.
( ) adjetivos.
( X ) verbos.
d) Os elementos visuais se relacionam ao texto verbal,
criando o sentido do texto publicado. Complete as lacunas sobre essa relação.
As
árvores simbolizam a ________natureza________ e
estão posicionadas como os ________pulmões________
humanos, já que as árvores são as responsáveis pelo ________oxigênio________ que respiramos.
8. Observe os verbos presentes no texto. Copie-os na
tabela de acordo com sua conjugação.
1ª
conjugação
|
2ª
conjugação
|
3ª
conjugação
|
continuar
|
querer
|
|
respirar
|
|
|
começar
|
|
|
preservar
|
|
|
9. Escolha um dos verbos presentes no texto e escreva uma
frase conforme o tempo indicado.
a) futuro do presente
Sugestão de
resposta – O filme começará em uma hora.
b) pretérito
Sugestão de
resposta – As pessoas começaram a respirar com dificuldade.
c) presente
10. Relacione os radicais gregos ou latinos aos seus significados.
( 1 ) geo- (
6 ) estudo
( 2 ) zoo- (
4 ) correto
( 3 ) hidro- (
1 ) terra
( 4 ) orto- (
2 ) animal
( 5 ) bio- (
3 ) água
( 6 ) logia ( 5 ) vida
11. Escreva uma palavra que tenha como radical:
Sugestões de resposta
bio
– biologia
hidro – hidrovia
zoo – zoológico
orto – ortografia
12. Leia esta crônica de Carlos Heitor Cony, na qual
faltam alguns pronomes possessivos. Preencha as lacunas adequadamente.
Mila
Era
pouco maior do que ______minha______ mão: por isso eu precisei das duas para segurá-la, 13 anos
atrás. E, como eu não tinha muito jeito, encostei-a ao peito para que ela não
caísse, simples apoio nessa primeira vez. Gostei desse calor e acredito que ela
também. Dias depois, quando abriu os olhinhos, olhou-me fundamente: escolheu-me
para dono. Pior: me aceitou.
Foram
13 anos de chamego e encanto. Dormimos muitas noites juntos, a patinha dela em
cima do meu ombro. Tinha medo de vento. O que fazer contra o vento?
Amá-la
— foi a resposta e também acredito que ela entendeu isso. Formamos, ela e eu,
uma dupla dinâmica contra as ciladas que se armam. E também contra aqueles que
não aceitam os que se amam. Quando meu pai morreu, ela se chegou, solidária,
encostou sua cabeça em ______meus______ joelhos, não exigiu
a minha festa, não queria disputar espaço, ser maior do que a minha tristeza.
Tendo-a
ao meu lado, eu perdi o medo do mundo e do vento. E ela teve uma ninhada de
nove filhotes, escolhi uma de ______suas______ filhinhas e ______nossa______ dupla ficou mais dupla porque passamos a ser três. E
passeávamos pela Lagoa, com a idade ela adquiriu “fumos fidalgos”; como o Dom
Casmurro, de Machado de Assis. Era
uma lady, uma rainha de Sabá numa liteira inundada de sol e transportada
por súditos imaginários.
No
sábado, olhando-me nos olhos, com ______seus______ olhinhos cor de mel, bonita como nunca, mais que
amada de todas, deixou que eu a beijasse chorando. Talvez ela tenha
compreendido. Bem maior do que minha mão, bem maior do que o ______meu______ peito, levei-a até o fim.
Eu me
considerava um profissional decente. Até semana passada, houvesse o que
houvesse, procurava cumprir o dever dentro de minhas limitações. Não foi
possível chegar ao gabinete onde, quietinha, deitada a meus pés, esperava que
eu acabasse a crônica para ficar com ela.
Até o último momento, olhou
para mim, me escolhendo e me aceitando. Levei-a, em ______meus______ braços, apoiada em meu peito. Apertei-a com força,
sabendo que ela seria maior do que a saudade.
Esse
texto foi publicado no jornal FOLHA DE SÃO PAULO, edição de 04-06-1995, e faz
parte do livro Figuras do Brasil – 80 autores em 80 anos de
Folha, Publifolhas –
São Paulo, 2001, p. 318, organização de Arthur Nestrowski.
Disponível em:
<http://www.releituras.com/i_neves_cony.asp>. Acesso
em: 12 maio 2013.